ECOLOGIA

ECOS DO PLANETA

POUPAR ÁGUA E ENERGIA

É POUPAR A NATUREZA


“Pequenas alterações nos nossos hábitos podemos economizar energia e poupar a natureza”.

Depois de tanto choque e crise energética, já nos familiarizamos com a ideia de que é preciso economizar energia. Combustíveis alternativos como o álcool, aparelhos domésticos e aquecedores bem regulados poderão fazer nossas despesas diminuir bastante. Energia solar já em vogas pode compensar investimento. E daí em diante, o lucro será todo nosso. Um argumento de peso.

Mas até aqui ainda não estamos considerando o Meio Ambiente como um todo. E, em função disso, cria-se a impressão de que economizar energia – e água – não é assunto relevante para a ecologia. Afinal, que diferença pode fazer tomar banhos rápidos e andar mais a pé, em relação ao Meio Ambiente já tão maltratado e há tanto tempo? A resposta é simples: muita. Enorme diferença!

* Se você queima menos óleo, carvão ou madeira, haverá menor emissão de dióxido de carbono e de outros gases venenosos na atmosfera. Com isto, o aquecimento da superfície do planeta começará a voltar ao equilíbrio.

* Se as usinas termoelétricas não precisarem queimar tanto carvão, haverá menos chuva ácida, menos erosão do solo e menor poluição do ar.

* Com menor consumo de eletricidade, haverá menor quantidade de lixo radioativo, no caso de usinas nucleares, e menos barragens para hidrelétricas terão de ser construídas, evitando a inundação de vastas áreas de terras produtivas.

* Menor quantidade de petróleo extraído do solo significa menor agressão à fauna e à flora dos locais de perfuração, menor quantidade de óleo a ser transportado e menor risco de acidentes com os grandes petroleiros.

* Quanto à água, poupá-la não é providência a ser tomada apenas em tempo de seca, quando as represas entram em estado crítico. Cada gota de água desperdiçada é uma gota a menos em um rio ainda não poluído em uma corredeira necessária à desova dos peixes, em um riacho que dá a vida a um vale densamente povoado ou a um vale simplesmente lindo.

* O consumo controlado da água reduz também a quantidade de produtos químicos e de energia necessários ao tratamento e purificação dos esgotos. Reduz-se a quantidade de energia necessária para levar água até sua casa e para aquecê-la. E, já que o aquecimento é o segundo responsável pelo consumo doméstico de eletricidade, isto não é pouca coisa!

Podemos economizar energia pela adoção de medidas simples, de baixo custo, que implicam apenas em pequenas alterações nos nossos hábitos. Uma boa notícia, aliás, para todos aqueles que, de um modo ou outro, estejam preocupados em salvar a Terra!