CORNÉLIO PROCÓPIO: MEMÓRIAS SIMPLESMENTE MEMÓRIAS.

CINCO DÉCADAS DA IMPRENSA PROCOPENSE.

 

Descrição:

             Este livro resgata o patrimônio histórico e cultural de Cornélio Procópio, cognominada “Capital Mundial do Café”. Ele foi produzido com grande responsabilidade e comprometimento com a verdade dos fatos, extraídos principalmente de documentos impressos da família Villas Bôas, que reportam a história da vida política, econômica e social da cidade expoente do Norte do Paraná. Um trabalho de pesquisa de mais de seis anos consecutivos.

             Dentre as 544 páginas do livro, estão inseridas mais de 600 fotos da cidade de 1938 a 1992, resgatando historicamente um período de mais de cinquenta anos. Dividido por décadas, o livro dá ênfase ao nascimento da cidade, sua emancipação contada por pioneiros, por aqueles que realmente viveram a história da então chamada “Km 125”, da progressista cidade de Cornélio Procópio. Destaca também fatos e notícias, a começar pelo ano de 1942 (ano de fundação da imprensa procopense) e término em 1992 (ano de seu Jubileu de Ouro), contextualizando com notícias estaduais, nacionais e internacionais.

O livro relata basicamente sobre: as tentativas de mudança do nome da cidade; a hilária “Campanha do Prego”; a eleição dos prefeitos e suas administrações; a instalação do motor de energia elétrica; a construção do “Cristo Redentor”; a famigerada chacina ocorrida que repercutiu no país inteiro; a eleição de duas misses no Concurso “Miss Paraná”; as conquistas no esporte, principalmente a do E.C.Comercial como Campeão Paranaense de Futebol; a instalação das empresas Kanebo e Iguaçu, marcando o desenvolvimento industrial da cidade; o fantástico lançamento de foguetes pelo físico procopense de renome nacional, Aguinaldo Prandini Ricieri; as homenagens recebidas pelos cidadãos; a instalação do Bispado; a fundação de importantes instituições; a realização de mostras culturais; a instalação de diversos órgãos de imprensa; e muito mais.

Onde adquirir:

     Comercializado nas livrarias: Gil Revistas e Pinheiro; no Restaurante Frango Assado -  ao preço de R$ 80,00. Ele pode também ser adquirido via postal pelo valor de R$ 105,00, já incluso o porte, fazendo o depósito no Banco do Brasil, em nome do autor; ag. 5756-8 – c/c. 1.139.890-6 ou através do PIX: CPF: 120.389.469-49. Para tanto, é preciso comunicar nome, endereço completo para o envio do livro e cópia do recibo de depósito. avillasboasneto@outlook.com

Reg.n: 695.006; livro 1342; folha 116 - em 08.10.2015 na Biblioteca Nacional


-------------------------

ROBERTO BONDARICK ENVIA MENSAGEM PARA Antonio Villas Bôas Neto 

POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO: “CORNÉLIO PROCÓPIO: MEMÓRIAS, SIMPLESMENTE MEMÓRIAS, CINCO DÉCADAS DA IMPRENSA PROCOPENSE” (22/08/2015)

 

Adquiri junto ao Reginaldo Vallim o seu livro “Memórias Simplesmente Memórias: cinco décadas da imprensa procopense”, acabei a leitura do mesmo ainda há pouco.

 

Gostei muito que tenha recuperado a memória da história de Cornélio Procópio, especialmente aquela registrada pelos jornais.

 

Tenho conduzido trabalho de pesquisa fazendo uso do jornal “O Estado de São Paulo” e por isso achei o seu trabalho de extrema importância. Sinceramente não imaginava que alguém pudesse fazer toda essa síntese histórica e jornalística de todo esse período, parabéns. Eu mesmo já havia pensado em tentar fazer algo assim, mas me faltavam as fontes, o tempo e em especial a disposição e dedicação que vi espelhada em sua obra.

 

Até acho que em relação a nossa Cornélio Procópio o título de seu livro bem que poderia sino nascimento, apogeu, gloria e ocaso de uma cidade, é bem nítida na sequência do relato o papel dos inúmeros pioneiros, suas obras e contribuições. Ao final do livro em especial a segunda metade da década de 1980 para diante, as notícias dos falecimentos desses mesmos pioneiros me deixaram verdadeiramente triste por serem nomes de quem ouço falar com saudade e impuseram sua marca no desenvolvimento local. Fato mais entristecedor é não poder identificar na atualidade sucessores destes lideres nos mais diversos campos da educação à política, passando pela indústria e pelo comercio. Li sobre um tempo em que pioneiros e empreendedores eram destemidos e corajosos e acima de tudo eram exemplo, um exemplo que hoje não mais identificamos. As pessoas se foram e ninguém teve capacidade para ocupar os seus lugares.

 

Termino agradecendo-lhe por esta importante obra para nossa história local e do Paraná e também registrando que ano passado dei um breve curso sobre nossa história procopense às professoras da rede municipal e lembro que eu havia afirmado que havia muito pouco sobre nossa história e poucas fontes confiáveis. Bem acho que com seu livro isso muda bastante e passamos a ter uma obra de referência e de fonte sobre a história de Cornélio Procópio.

 

Por fim gostaria de um dia poder conversarmos em especial sobre os dois livros de Cornélio Procópio que já conhecia, tenho dúvidas sobre fatos que gostaria de esclarecer e saber melhor.

 

Também preciso fazer um relato histórico sobre o Abrigo Bom Pastor, creio que a Voz do Povo tenha fontes para tanto. Por falar em Voz do Povo, Dona Clarisse Montans, esposa falecida do Dr. Paulo Montans, tios de minha esposa, me disse que assistiu a reunião onde se discutia qual o nome a dar ao jornal do PSD cujas maquinas haviam sido adquiridas, ela me disse que sugeriu esse nome “Voz do Povo” ...

 

Atenciosamente

 

Prof. Me. Roberto Bondarik

Mestre em Engenharia de Produção

Licenciado em História e Geografia

Curriculo Lattes - http://lattes.cnpq.br/6263028023417758

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais - DAECH

Av. Alberto Carazzai, 1640 – Centro – CEP:86300-000

Cornélio Procópio – Estado do Paraná (Cornélio Procópio City – State of Paraná – Brazil)

Fones:  55 + (043) 3520-3920 [UTFPR]  /  (043) 9988-0155 [TIM]  / (043) 9140-4024 [VIVO]

------------------------------------------------------------

MENSAGENS DOS MEUS IRMÃOS


 “Este livro é o espelho através do qual a família Villas Bôas demonstra seu amor e orgulho inconteste por essa cidade. Sabedores que somos que isto não é privilégio de nossa família e por essa razão nos juntamos a todos os procopenses nesta data e nos orgulhamos de ter nascido aqui”.

Margarida Villas Bôas de Moraes

 

“O livro emocionou-nos pela fidelidade com que relata fatos, que nos levam a reviver o passado de nossa querida cidade e ao mesmo tempo de nossas vidas. Aqui nascemos, crescemos, estudamos, nos realizamos profissionalmente, nos casamos, criamos nossos filhos e agora vemos nossos netos participar das conquistas, muitas delas conseguidas através da imprensa da qual nossos pais foram pioneiros. Parabéns Toninho pela sua iniciativa!”

Darci Hermida Villas Bôas de Oliveira

 

“Nessas páginas de seu livro, o Toninho conseguiu, com seu profundo conhecimento sobre Cornélio Procópio, aliado às notícias veiculadas nas dé - cadas de quarenta em diante, nos jornais “A Tribuna”, “A Cidade” e “A Voz do Povo”, todos dirigidos por nosso pai Nicolau Villas Bôas, formar um valoroso histórico sobre a cidade, onde foram enaltecidas as pessoas que realmente contribuíram para seu crescimento e desenvolvimento, livro que certamente se tornará referência bibliográfica para as gerações futuras”.

Ademar José Villas Bôas